O X do Xamarin Forms — O Guia das Funcionalidades Nativas - Parte 1 — iOS

Fala galera!
Tudo blz?
Xamarin.Forms tem por padrão a ideia de implementar funcionalidades/interfaces que sejam comuns as plataformas.
Porem existem funcionalidades do iOS que não existem no Android, assim como o contrario.
E ae? Custom renderer? Muitas vezes sim, mas a equipe da Xamarin nos ajudou implementando diversas delas, e hoje vou mostrar como utiliza-las :D
Como existem muitas funcionalidades, começaremos o Artigo de hoje com a primeira parte do iOS depois teremos uma parte 2 dedicada ao Android.
Então bora?
Existem 2 formas de utilizar as funcionalidades nativas, via XAML ou Via c#(caso você utilize c# para as interfaces) . Para facilitar o exemplo vou declarar o namespace no Xaml e algumas vou implementar em um botão para vocês conseguirem ver a chamada ;)
Basicamente para utilizarmos uma funcionalidade nativa precisamos do namespace xmlns:ios=”clr-namespace:Xamarin.Forms.PlatformConfiguration.iOSSpecific;assembly=Xamarin.Forms.Core”, com ele teremos acesso a biblioteca nativa das funcionalidades do iOS.
Podemos declarar e utiliza-lo de acordo com o controle, por exemplo no caso da SafeArea :

ios.Page -> Pois a funcionalidade que desejamos é da Page.
Eu criei um exemplo de código com diversas funcionalidades nativas do iOS :

o Código estará disponível no final do artigo. Algumas delas como efeitos de títulos necessitam de uma pagina de navegação especial, mas ja deixei isso pronto para vocês no exemplo ;)
Agora vamos a explicação das implementações nativas :
· iOS Efeito Blur : Efeitos de desfoque do iOS, com ele é possivel desfocar uma imagem. Um efeito bem bacana nativo do iOS.
· Tamanhos no Entry : Alterar o tamanho do conteúdo de um Entry para o texto caber certinho. Nesse exemplo também demonstro como mudar a cor do seletor de texto.
· Aumentar o titulo da NavigationPage : É possível aumentar e diminuir o texto de uma NavigationPage para deixar igual o padrão do novo iOS.
· Opções de Picker : Existem duas opções de picker pro iOS. Uma ele preencher o valor enquanto o usuário escolhe e a outra apenas preencher o valor após a seleção.
· Safe Area : Trata o "topete" do iPhone.
· Efeito de Sombra : Adiciona um efeito de sombra bem legal para a interface.
· Slider : É possível tratar se o usuário pode clicar na barra ou apenas no slider para seleção de valor.
· Status Bar : Podemos ,no iOS, habilitar ou desabilitar a status bar. Também é possivel adicionar uma animação diferente para quando ela aparece.
· NavigationBar transparente : Bem , acho que esta no nome né ? hahaa.
· Modal para Ipad : Esta funcionalidade é bem legal, faz o modal abrir no centro do IPad ao invés de ocupar a tela toda.
· Title View : Da para remover o separador inferior da titleview.
· ListView Agrupada : É possível alterar algumas opções da listview agrupada do iOS.
Ufa! É exemplo pra caceta em ? Então fica ligado que o próximo é do Android.
Você pode baixar o código com todas a implementações clicando aqui.
Espero ter ajudado!
Aquele abraço!